Porquê investir em redes sociais?

Por Sónia Dias em

Porque deve estar presente nas Redes sociais

Portugal tem uma população com cerca de 10 milhões de pessoas, das quais 7 milhões são utilizadores de redes sociais. Isto corresponde a uma penetração de perto de 70% (Fonte: HootSuit, Global Digital Yearbook, 2020).

A utilização media diária das redes sociais é superior a 2 horas, em públicos entre os 16 e os 64 anos (muito próximo do tempo médio a que assistem à televisão: 2h38).

Estes são números verdadeiramente impressionantes e espelham o peso e a importância que as redes sociais têm na nossa sociedade. O digital e as redes sociais já não são o futuro, são o presente. Um presente que o Covid-19 veio acelerar.

É cada vez mais premente que as empresas nacionais comecem a tirar partido das novas tecnologias. Para reforçar a relação e a fidelização dos clientes, reduzir os custos e aumentar as receitas. E sabe o que vai acontecer se não o fizerem agora? Vão perder eficiência, competitividade e ficar ultrapassadas, sem conseguir acompanhar os novos hábitos de consumo.

2020 impulsionou o digital em Portugal, mas ainda há um longo caminho a percorrer. As empresas que já fizerem esta transformação digital estão a construir uma relação com os clientes mais relevante e personalizada. Vão estar mais bem preparadas e gerar valor na relação com os clientes, vão manter a sua vantagem competitiva face à concorrência, vão otimizar os recursos e potenciar resultados, com menos custos.

No entanto, muitos empreendedores e gestores sentem-se perdidos e não sabem como avançar. Como construir a sua presença online e estar mais próximos dos seus clientes. Por outro lado, quem já se lançou no digital já percebeu que uma presença profissional e consistente dá trabalho. No entanto, tem inúmeras mais-valias e impacto no seu negócio.

Primeiros passos

O importante é começar. Antigamente, apenas as grandes marcas com muito dinheiro, podiam comunicar. Hoje, com o digital, qualquer marca pode comunicar com o seu público-alvo, sem um investimento muito avultado. E as redes sociais tornaram-se um forte aliado das pequenas e médias empresas. Com bom conteúdo e algum investimento podem tornar-se globais.

O primeiro passo é derrubar as barreiras e os mitos que ainda persistem. E depois avançar. Começar, passo a passo, a construir uma estratégia. Definir os objetivos. Vendas? Notoriedade? Saber quem é o público-alvo. Quem é o seu potencial cliente? Quais os assuntos que costuma consumir dentro do seu nicho de mercado? Quais os meios que utiliza para consumir esse conteúdo? Definir as redes sociais para promover o seu negócio.

O primeiro instinto será, muito provavelmente, avançar para as mais conhecidas ou, em caso de dúvida, para todas. Muitas empresas estão presentes em várias plataformas. No entanto, nem sempre esta é a melhor estratégia. De certeza que a gestão da sua empresa ocupa-lhe o máximo da atenção e tempo. Assim, deve focar-se nas plataformas que mais retorno podem entregar. De início, para testar e conseguir gerir de forma eficiente, deve concentrar-se naquelas que fazem sentido para o seu negócio. Naquelas onde tem a certeza que está o seu cliente. Se o seu negócio é para cliente final (b2c), deve considerar, por exemplo, o Facebook. Se o seu público-alvo for mais jovem, talvez o Instagram. Mas se o seu público-alvo são outras empresas (b2b), então o seu foco deve ir para o Linkedin.

Passado este processo inicial, é hora de passar à ação. Produção de conteúdos e promoção do seu negócio nas redes sociais. A sua maior aposta deverá ser sempre nos conteúdos. Produzir todos os dias conteúdos relevantes, que o seu público se interesse em seguir, em acompanhar. Que se queira relacionar, partilhar, guardar para usar mais tarde. Sem um bom conteúdo a sua estratégia está condenada ao fracasso. Tudo o que existe nas redes sociais, é conteúdo. Um texto, uma foto, um vídeo.

E como promover o meu negócio nas redes sociais? Antes de avançar, recordar que as redes são sociais e não comerciais. São canais de relacionamento onde as pessoas vão em busca de informação e entretenimento. Se transformar as suas redes sociais em canais de venda, sem entregar valor, os seus resultados não vão aparecer. E aí vai começar a ficar frustrado. Nunca é de mais reforçar! O mais importante que pode entregar ao seu cliente é valor. Algo que ele tenha interesse em consumir ou que lhe resolva um problema ou necessidade. É fundamental criar uma relação de proximidade antes de começar a vender.

Porquê investir?

Será através da publicidade nas redes sociais, a par com conteúdo de qualidade, que vai a ganhar notoriedade e autoridade no seu nicho de mercado. O custo para anunciar no Facebook e Instagram é baixo quando comparado com outros canais de publicidade disponíveis no mercado.

A publicidade nas Redes Sociais é atualmente o terceiro maior canal de investimento publicitário no mundo (mais de 275 mil milhões de dólares em 2020). A par disso, a publicidade nas redes sociais é também um dos canais mais acessíveis de momento.

As redes sociais são sem dúvida um dos maiores fenómenos deste século. Além do rápido crescimento no número de aderentes como no surgimento de novas plataformas, são canais de grande diversificação. O que faz delas excelentes ferramentas de ligação e proximidade. As redes sociais vão permitir, com a estratégia certa e consistência, alcançar e amplificar de forma exponencial os resultados do seu negócio.

E agora, vai continuar à espera de que a digitalização chegue por magia à sua empresa? Ou vai tomar uma decisão, que vai ter um enorme impacto positivo no seu negócio?

Categorias: Uncategorized

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *