O que precisa saber para definir a persona do seu negócio (com template)
Por Sónia Dias em
O que precisa saber para definir a persona do seu negócio (com template)
Chega de atirar no escuro. Vamos começar 2024 a fazer pontaria certeira?
Diga-nos honestamente. Quando lhe perguntam quem é o seu público-alvo ainda dá a resposta “o meu público é toda a gente”?
Então saiba que é por isso que o seu negócio não cresce.
Esta premissa, apesar de tentadora, destrói a sua comunicação e desperdiça dinheiro.
Ao comunicar online, é natural querer atingir o maior número possível de pessoas.
No entanto, essa abordagem leva a uma dispersão de esforços e recursos, sem que alcance resultados expressivos.
. Tem de conhecer o seu cliente ideal.
. As suas características, interesses e necessidades específicas.
. Tem que saber como ele é. Como consome informação.
. Quais as suas dores. O que lhe tira o sono à noite.
Ao entender e segmentar o seu público, vai otimizar a sua comunicação e aumentar a sua eficácia.
. Só assim pode personalizar a sua mensagem para ser mais relevante.
. Só assim conseguirá criar uma conexão mais forte e duradoura.
. Só assim vai canalizar de forma eficiente os seus investimentos.
. Só assim vai maximizar o retorno sobre o investimento.
Só conhecendo profundamente o seu cliente ideal é possível antecipar as suas necessidades, desejos e comportamentos.
Identificar o seu público-alvo, ou a persona do seu negócio, de maneira rigorosa não significa excluir potenciais clientes.
Significa concentrar os seus esforços onde eles serão mais eficazes.
E é aqui que muitas vezes a estratégia derrapa.
Saber essas informações vai ajudá-lo a criar mensagens que ressoem na sua audiência.
Que passos deve considerar na definição da persona ou personas do seu negócio:
1. Dados demográficos: inclui idade, género, localização geográfica, estado civil, nível de escolaridade e profissão, rendimento. Estes dados fornecerão uma base sólida para a sua persona.
2. Comportamento de compra: entender como os seus clientes em potencial compram e consomem produtos ou serviços é fundamental. Identifique os seus hábitos de compra, preferências de pagamento e comportamento online, como sites que frequentam e redes sociais que usam.
3. Dores: identificar os desafios e dores que os seus clientes enfrentam é essencial para criar uma mensagem eficaz. Pergunte-se quais problemas que os seus produtos ou serviços resolvem e como eles melhoram a vida das suas personas.
4. Objetivos e metas: quais são os objetivos e metas dos seus clientes ideais? Pode incluir metas de carreira, objetivos de vida pessoal ou metas específicas relacionadas aos produtos, ou serviços que oferece.
5. Comportamento online: qual o seu comportamento online? Descubra quais os sites que visitam, que redes sociais usam e quais os tipos de conteúdo que consomem. Isso ajuda a determinar para onde deve direcionar os seus esforços.
6. Influências e fontes de informação: descubra quem ou o que influencia a sua persona. Isso pode incluir influenciadores online, blogs, revistas, podcasts ou outras fontes de informação em que confiam.
7. Linguagem e tom de voz: determine a linguagem e o tom de voz que ressoam com a sua persona. Isso afeta diretamente como cria conteúdo e comunica com ela.
Com base nas informações recolhidas, crie personas detalhadas e realistas. Dê-lhes, imagens e histórias de fundo para as tornar mais tangíveis. E não se esqueça que as personas não são estáticas. À medida que o mercado evolui, as suas personas também podem mudar. Esteja preparado para atualizá-las regularmente com base em novas informações e insights.
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