6 passos para construir a presença online da sua empresa

Por Sónia Dias em

6 passos para construir a presença online da sua empresa

Construir a presença online da sua empresa, vamos começar?  

A COVID-19 impulsionou a corrida ao digital em Portugal que passou de um “Regresso ao Futuro” a algo imediato e completamente inadiável para os negócios que pretendem manter a sua competitividade. 

A penetração da internet no País é, atualmente, superior a 80%, com 8,5 milhões de utilizadores, dos quais sete milhões têm presença ativa nas redes sociais[1]. Pelo que, e, ao contrário do que alguns empresários mais conservadores possam pensar, os seus clientes estão certamente online. 

Assim, está na hora de partir para a ação e avançar para o digital. De construir uma estratégia robusta e de definir o Plano de Marketing Digital para o seu negócio. E se pensa que este passo está apenas reservado às grandes empresas ou marcas, então fique desde já a saber que não. 

A definição de uma estratégia, por mais simples que seja, é a base fundamental para saber o que pretende atingir, como, quando e com que ferramentas. Sem plano vai estar a navegar ao sabor do vento, de forma pouco profissional e sem saber se está no caminho certo.  

E por onde começar? Não é fácil definir qual a melhor estratégia para a presença online da sua empresa, em especial se for a primeira vez. Surgem dúvidas! Em que canais devemos estar? Para quem devemos comunicar e como? Em que redes sociais? Devemos investir num website? E em campanhas digitais?  

Pois saiba que uma estratégia pode ser construída de forma simples e eficaz, mantendo a flexibilidade para ser ajustada em função das alterações que podem ocorrer. Neste sentido, e, porque já vamos tarde, vamos simplificar o processo e abaixo serão detalhados os seis passos que deve ter em consideração na hora de definir o plano do seu negócio.  

Primeiro passo: definição de objetivos 

O primeiro ponto a ter em consideração para definir a presença online é que os seus objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e realistas. Ou seja, o objetivo final é sempre ter mais clientes e/ou incrementar vendas, mas é necessário saber qual a percentagem de vendas que pretende aumentar, quanto representam em valor, definir uma data para cumprimento desse objetivo e que estes objetivos sejam realistas (não faz sentido definir que pretende faturar 50.000€ num mês, se esse é o valor que fatura anualmente).  

Na definição dos objetivos é ainda preciso ter em consideração outro ponto, a jornada do seu cliente. Ou seja, o percurso que faz até concretizar a venda. Normalmente, o potencial cliente primeiro tem que identificar que tem uma necessidade ou problema ao qual a sua empresa pode dar resposta, antes de avançar com a compra. 

Por isso, antes de começar a vender, é necessário construir a necessidade e fazer o seu cliente identificar que tem um problema. Depois passamos para a notoriedade, dar a conhecer a sua empresa, o seu negócio, os seus produtos e serviços. Só sabendo que existe e que a necessidade dá resposta é que a venda se irá concretizar.  

Respeitando a jornada do cliente, os seus objetivos podem ser, antes de mais, gerar notoriedade, levar os seus potenciais a conhecer a empresa, e, só depois, converter ou vender. No final, é importante não esquecer o ponto da fidelização, para que volte e continue a fazer compras recorrentes.  

  

Segundo passo: conhecer a concorrência.

O que andam a fazer, como andam a fazer, em que canais comunicam, como comunicam. Após ter estes dados é mais fácil definir como se pode diferenciar e acrescentar valor ao seu produto ou serviço.  

 

Terceiro Passo: definir a persona/cliente ideal

É aqui que muitas vezes a estratégia derrapa. Um dos erros que muitos gestores e empreendedores cometem é assumir que “qualquer pessoa” pode ser seu cliente. É fundamental conhecer não só o seu público-alvo, como a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal. Quem é, o que faz, quais os seus desafios e interesses, onde procura informação, onde compra, como toma as decisões de compra? Saber essas informações vai ajudá-lo a criar mensagens que ressoem na sua audiência.  

Quarto Passo: definir os canais e trabalhar os conteúdos.

Repare que só agora chegamos aos canais. No passo quatro. Porque sem definir os seus objetivos e o seu cliente tipo não vai saber onde, nem como comunicar. Agora sim, estará pronto para definir em que canais a sua empresa vai marcar presença (redes sociais, email marketing, Google My Business, Website), como e que conteúdos vai produzir que sejam relevantes para o seu cliente.   

Quinto Passo: definir métricas e analisar resultados.

É fundamental definir métricas e indicadores de performance (chamados KPI) que o vão ajudar a perceber o desempenho das suas campanhas e das suas iniciativas online. O Google Analytics é uma das ferramentas que poderá usar, mas qualquer rede social tem incorporados dados que pode consultar. Estes dados são fundamentais para alicerçar as suas decisões futuras sobre as iniciativas executadas.  

Sexto Passo: ajustar para melhor performance

Uma das vantagens do marketing digital é que os resultados das ações são facilmente mensuráveis e em tempo real. Isto permite que as decisões e ajustes possam ser tomados de forma rápida, garantindo a máxima eficiência e otimização dos orçamentos.  

Como vê, o processo é mais difícil de explicar do que de fazer para ter uma presença online. A última recomendação que lhe deixo é que pegue numa tabela de excel ou de word e coloque lá os seis passos e comece a preencher. 

Se tiver dúvidas fale com a sua equipa, pergunte aos seus clientes, fale com os seus concorrentes. O importante é que haja de imediato, defina a estratégia e construa a sua presença online.  

  

[1] Data Reportal. “Digital 2020: Portugal”. Acedido a 14 de Dezembro de 2020. Disponível em https://datareportal.com/reports/digital-2020-portugal 

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