Influenciadores digitais: porque devem fazer parte da sua comunicação
Por Sónia Dias em
Influenciadores digitais! Sabia que hoje em dia, uma pessoa comum pode ter tanta ou mais influência do que um canal de televisão?
Então continue a ler e descubra as vantagens do marketing de influência.
Nos últimos anos o marketing de influência amadureceu, floresceu e está hoje numa fase de grande aceleração.
A questão deixou de ser se devemos ou não recorrer a influencers ou influenciadores digitais, em bom português, mas como podemos otimizar o seu alcance como parte de uma estratégia de comunicação.
O que são influenciadores digitais?
Os influenciadores digitais são pessoas que se destacam num ou mais canais digitais, como redes sociais, Youtube ou blogs. E através destes canais e da autoridade que conquistaram influenciam o comportamento e as decisões de compra dos seus seguidores.
Os influenciadores ganham autoridade e poder de influência através de três grandes linhas: Alcance, Ressonância e Relevância.
Falamos especificamente do número de seguidores, que por si só não diz nada a menos que o influenciador consiga a sua atenção, interação e ação.
Parcerias com influenciadores são uma forma que as marcas possuem de ganhar notoriedade e relevância junto dos seus públicos e, em simultâneo, podem contribuir de forma direta para aumentar as vendas de determinado produto.
Outra das vantagens associadas a este tipo de parcerias prende-se com a segmentação. Quando uma marca coloca um anúncio em tv está impactar um público muito generalizado, onde se incluem os seus clientes e potencias clientes, mas também pessoas que não têm qualquer interesse na marca ou nos seus produtos.
Quando trabalhamos com influencers conseguimos nichar a comunicação para o nosso público-alvo, sabendo de antemão qual é e quais os influenciadores que se dirigem a esse público e que mais o conseguem impactar.
Que tipos de Influenciadores digitais existem?
Atualmente os influenciadores inserem-se em quatro grandes Grupos: as figuras públicas ou Mega Influenciadores, os Macro Influenciadores, os Micro e os Nano influenciadores.
No primeiro caso falamos de pessoas que são reconhecidas numa determinada área como desporto, televisão ou cinema e que possuem um grande alcance, normalmente acima de um milhão de seguidores. Este tipo de influenciadores gera grande impacto na comunicação, mas o tipo de investimento está, na maioria dos casos, apenas acessível a grandes marcas ou empresas.
Depois temos os macro influenciadores, pessoas com menor número de seguidores, mas com um impacto e relevância ainda bastante significativos. Os micro-influenciadores, que apesar de terem um impacto e alcance menores são interessantes para comunicar em nichos bastante específicos. Por fim, temos os nano influenciadores, pessoas com pouca abrangência, normalmente pessoas “normais”, que devem ser considerados, pois, apresentam bons índices de relacionamento com os seus seguidores, os valores para divulgação são menores e permitem uma comunicação mais próxima e real, que muitas vezes os grandes influenciadores já não conseguem.
E, porque devo recorrer a influenciadores?
Bem, são uma forma rápida e eficaz de gerar visibilidade para a sua marca, serviços ou produtos.
Como saber quais os melhores influencers para a sua marca?
Recorrer a influenciadores digitais não é uma estratégia que única para todas as marcas. No entanto, existem algumas formas inteligentes de adicionar influenciadores à sua comunicação, especialmente se for uma PME.
O ponto de partida é conhecer o seu público-alvo e mais profundamente a sua Persona (o seu cliente ideal). Ao identificar para quem a sua marca produto ou serviço se destina, facilita o processo de seleção dos influenciadores, aqueles que lhe irão proporcionar melhor performance e melhores resultados.
A parceria com os influenciadores do seu nicho de mercado será excelente para aumentar a frequência da comunicação e aumentar a fidelidade à marca.
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