Comunicação em tempos de crise
Por Sónia Dias em
Qual importância das empresas/organizações estarem preparadas para comunicar numa situação de crise?
Uma crise é um evento inesperado que foge ao controle dos líderes e tem impacto e afeta como os stakeholders percebem o negócio ou a organização. Uma situação de crise pode provocar danos na reputação, por isso é fundamental as empresas/organizações estarem preparadas para este género de acontecimentos.
É por isso importante as empresas/organizações terem preparem um dossier de gestão de crise com todos os cenários possíveis, terem definido quem será o porta-voz numa eventual situação e fazerem simulações de resposta para perceberem a rapidez e eficácia com que conseguem atuar.
No dossier de gestão de crise devem estar definidos pontos como: quem são os nossos stakeholders, o que lhes vamos dizer, como a mensagem será transmitida, quando é será feita a comunicação e quem será o responsável que irá comunicar.
Uma resposta rápida e eficaz a uma situação de crise pode minimizar impactos de longo prazo na organização e na sua reputação e fazer com que os stakeholders continuem a manter a confiança.
Por outro lado, o que se costuma verificar numa resposta falhada a um cenário de crise é uma resposta muito lenta, situações em que se “corre atrás do prejuízo” em vez de se tomar o controlo, incapacidade de corrigir o problema, comunicação insuficiente ou inapropriada, e respostas confusas, desorganizadas ou contraditórias.
Isto é algo que nenhuma organização deseja, pois, tal como um dia afirmou Warren Buffett “São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la”.
Por este motivo, a gestão de crise deixou de ser uma atividade que se trabalha apenas com a crise eclode. Através de um trabalho continuado de relações públicas e gestão de stakeholders e de uma atividade continuada de controlo dos riscos é possível antecipar e fazer face aos cenários de crise de uma forma mais efetiva.
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